A Dança é uma Atividade Física ou um Exercício Físico ???

Para entendermos se a dança é uma atividade física ou um exercício fisco temos que saber o que é cada um, apesar da semelhança do nome os dois tem diferença.

Atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.

Exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo especifico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.  A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e ou a manutenção de alguma parte do corpo.

Portanto a Dança é um exercício físico, em especial a dança de salão é um exercício físico de baixa intensidade, que proporciona um bem estar pra quem pratica. A dança de salão mexe com vários músculos do nosso corpo e também com nossa mente, sendo um exercício físico completo que pode ser executado por todas as idades. Mas não se esqueça que todo exercício físico requer um profissional qualificado e na dança não é diferente. Então não perca mais tempo, apenda a dançar e viva a vida mais feliz

 

 

Viviane Mara Casas
Prof. Educação Física

 

 

 

About the author: admin